A Prefeitura de Francisco Beltrão, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal, realizará um mutirão de castração de cães e gatos. A ação será no bairro Padre Ulrico e faz parte do Programa de Esterilização de Cães e Gatos (machos e fêmeas) do Centro de Apoio e Controle de Zoonoses.

        O mutirão acontecerá neste mês de abril e será grátis. O Castramóvel ficará em frente ao Centro Comunitário do bairro, na rua Marília. Os tutores terão que se inscrever antecipadamente, apresentando a Identidade, comprovante de residência e cópia atualizada do Cadastro Único, visto que o foco é atender famílias de baixa renda, que não tem condições de pagar pela castração.

      As inscrições serão realizadas nesta semana, no Centro Comunitário, de 03 a 05 de abril (de quarta a sexta-feira), das 08h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30. Os tutores devem levar junto o pet para avaliação da equipe técnica do Centro de Zoonoses. Também será feita a vacinação, vermifugação e aplicação de antipulgas.

        Nesta avaliação os médicos veterinários da prefeitura vão atestar os animais considerados aptos ao procedimento cirúrgico. O tutor será informado sobre a data e horário da cirurgia, bem como receberá as demais instruções. As castrações começam na próxima segunda-feira, dia 08 de abril, e terão sequência até 30 de abril.

       A equipe do Centro de Controle de Zoonoses trabalha com um limite de castrar 250 animais, por isso é necessário fazer a inscrição antecipadamente. Além da castração, os pets serão microchipados para a identificação oficial.

       O médico veterinário Luiz Carlos Tourinho, coordenador do Centro de Controle de Zoonoses, explica que nesta etapa serão esterilizados somente animais de moradores do Bairro Padre Ulrico, mas futuramente o projeto será levado para outras regiões da cidade.

      "A castração ajuda no controle populacional, pois contribui para a redução do número de cães e gatos abandonados nas ruas. Porém, o projeto é mais amplo, pois a castração também melhora a qualidade de vida dos animais e previne a transmissão de zoonoses, que são doenças que podem ser transmitidas entre animais e os seres humanos", enfatiza Tourinho.

Assessoria de Comunicação e Imprensa Prefeitura de Francisco Beltrão