Neste sábado, 13 de abril, é o Dia D de Vacinação contra a gripe. Em Francisco Beltrão a secretaria municipal de Saúde está com tudo organizado. Tem vacinação em seis unidades de saúde e no Calçadão para os grupos que fazem parte do público alvo da campanha.

       A vacina será disponibilizada nas unidades de saúde dos bairros Alvorada, Cango, Padre Ulrico, Pinheirinho, São Miguel e Vila Nova, no horário das 08h00 às 16h00, ininterruptamente. Além da vacina contra a gripe, as unidades de saúde também terão disponíveis as demais vacinas do calendário vacinal.

       No Calçadão será feita somente a vacinação contra a gripe, das 09h00 às 13h00. "É muito importante tomar a vacina para evitar casos graves da doença e internamentos. A vacina evita mortes, por isso esperamos que quem faz parte dos grupos contemplados aproveite o sábado para se imunizar", relata o secretário municipal de Saúde, Manoel Brezolin.

       Em Francisco Beltrão a campanha chegou a 15,74% da meta. Ao todo 36.497 pessoas estão aptas e 5.330 se imunizaram até agora. A maior procura é dos idosos a partir dos 60 anos. Da meta de vacinar 5.330 idosos, 3.000 já tomaram a vacina. A menor procura é das gestantes e crianças de seis meses a menores de 6 anos.

                                            Grupos prioritários

A vacina contra a gripe está disponível para os seguintes grupos: crianças de 6 meses a 5 anos e 11 meses; idosos a partir dos 60 anos; trabalhadores da saúde; gestantes e puérperas; professores do ensino básico e superior; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, independentemente da idade; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbanos e de longo curso; povos indígenas; pessoas em situação de rua; profissionais das forças de segurança e salvamento; profissionais das Forças Armadas; trabalhadores portuários e funcionários do sistema de privação de liberdade.

 Assessoria de Comunicação e Imprensa Prefeitura de Francisco Beltrão